Cidades

Rede Municipal de Mesquita compartilha experiências pedagógicas em encontro de educação

A Rede Municipal de Ensino de Mesquita marcou presença em um importante encontro nacional de educação, com foco na recomposição das aprendizagens. Professores e professoras do 3º ao 5º anos, bibliotecários, educadores de reforço e da recomposição, além de coordenadores de turmas e pedagogos, apresentaram sequências didáticas desenvolvidas nas escolas do município, enaltecendo o trabalho coletivo que vem sendo realizado para fortalecer o processo de ensino-aprendizagem.

O prefeito de Mesquita, Ilton Torres, que também é professor, destacou a importância da participação da equipe pedagógica no evento. Segundo ele, investir na formação e valorização dos profissionais da educação é fundamental para garantir avanços na qualidade do ensino. “Cada capacitação é uma oportunidade de troca de experiências que fortalece nossa rede municipal e traz resultados diretos para os nossos alunos”, afirmou.

A secretária municipal de Educação, professora Dra. Maria do Perpétuo Socorro Lima Costa, lembrou que o projeto de Recomposição das Aprendizagens em Alfabetização e Letramento nasceu em 2023, ainda como piloto, idealizado em parceria com a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), sob coordenação da professora Mara Lúcia e com a própria Socorro como vice-coordenadora. “Este projeto foi construído com base nas conferências municipais realizadas em sete polos de formação. É motivo de orgulho ver que a iniciativa se expandiu e, hoje, como secretária de Educação de Mesquita, pude proporcionar a participação dos nossos profissionais em um evento tão importante”, explicou.

Mesquita aderiu oficialmente ao Pacto Nacional da Recomposição das Aprendizagens no dia 19 de setembro de 2025 e, desde janeiro deste ano, já vem desenvolvendo ações voltadas à recomposição, com a professora Maria de Lourdes Alvarenga Carvalho atuando como articuladora municipal.

Com o tema “O sujeito e seu lugar no mundo”, o encontro reuniu profissionais de várias regiões do país para compartilhar experiências, discutir práticas pedagógicas inovadoras e debater os desafios contemporâneos da educação. Durante três dias de programação, foram realizadas rodas de diálogo, exposições e apresentações que reforçaram a importância da formação continuada e da valorização dos professores.

A participação de Mesquita foi considerada um marco pela gestão municipal, que reforça o compromisso em promover uma educação inclusiva, inovadora e alinhada às demandas sociais.