Cidades

Prefeitura e ADQF discutem melhorias no atendimento à saúde de pessoas acolhidas

A reunião é parte de uma ação conjunta entre as secretarias de Saúde e Assistência Social para mapear as necessidades dos acolhidos e fortalecer a rede de proteção social.

Na tarde de quarta-feira (23), representantes da Prefeitura de Governador Valadares se reuniram com a equipe da Associação de Acolhimento aos Dependentes Químicos e Familiares (ADQF) para discutir os principais desafios no atendimento à saúde das pessoas acolhidas pela instituição e propor ações integradas para qualificar o cuidado.

O encontro contou com a presença da secretária municipal de Assistência Social (SMAS), Ester Maria Matos; da diretora de Gestão do SUAS, Uiara Maria Barros Pedro; do secretário municipal de Saúde, Rodrigo Cunha, e da equipe do Departamento de Atenção à Saúde (DAS). Pela ADQF, participaram Ana Godoy e Daniele Caeiro Carvalho.

A secretária Ester Matos destacou que a reunião é parte de uma ação conjunta entre as secretarias de Saúde e Assistência Social para mapear as necessidades dos acolhidos e fortalecer a rede de proteção social. “Nosso trabalho com a ação social Rua Não é Lar conta com a parceria da ADQF. A intenção é oferecer suporte integral a essa população. Junto à ADQF, podemos promover uma retomada da cidadania e garantir o acesso a serviços essenciais”, afirmou.

Durante a reunião, a representante da ADQF, Daniele Caeiro, apresentou um documento com demandas para melhorar o atendimento. “Nosso objetivo é colaborar com propostas que garantam continuidade no cuidado e sabemos que a atual gestão tem demonstrado agilidade em nos atender”, disse.

Em resposta, o secretário Rodrigo Cunha reforçou que a Secretaria de Saúde já está implementando medidas para enfrentar essas demandas. Entre elas, a recomendação de cadastrar todos os acolhidos na Estratégia Saúde da Família, garantindo acompanhamento pela UBS mais próxima. Ele também informou que está em fase final a implantação de uma farmácia na região do Santa Paula/Trevo, o que pode beneficiar diretamente a entidade.

Outras ações destacadas por Cunha incluem a ampliação da equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (eMulti), com a inclusão de profissionais como nutricionistas, além do reforço na articulação com os hospitais para atendimentos de maior complexidade. “Já temos em funcionamento a nova unidade do CAPS AD, com 10 leitos e atendimento 24 horas. Também está prevista a construção de um CAPS III no bairro Morada do Vale, com investimento superior a R$ 3 milhões, ampliando ainda mais a rede de atenção psicossocial do município”, afirmou.

A reunião também ressaltou avanços já observados, como a melhoria no atendimento odontológico — com todas as cadeiras funcionando nos postos de saúde — e a eficácia da articulação com os serviços do CRAS e CREAS, que oferecem suporte social às pessoas acolhidas.

A expectativa, segundo os participantes, é que as ações conjuntas fortaleçam a rede de apoio e contribuam para um atendimento mais humano, ágil e integrado à população em situação de vulnerabilidade.

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social

Fonte: Prefeitura Governador Valadares