Minas Gerais

Inclusão é a grande vencedora da Corrida e Caminhada da Assembleia

Arrecadação da iniciativa Cidadania em Movimento beneficiou Apae BH, Corre pra Ver e Pernas de Aluguel BH.

Participantes destacaram a alegria de praticar atividade física e solidariedade

A alegria pela oportunidade de beneficiar o corpo e a alma marcou a Corrida e Caminhada da Assembleia Legislativa – Cidadania em Movimento. Neste domingo (21/9/25), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) reuniu cerca de 1 mil participantes no eventopara momentos de lazer e prática de atividade física. 

Além de unir amigos e familiares em torno do esporte, a iniciativa promoveu a inclusão de Pessoas com Deficiência (PcDs) e a cidadania. O valor arrecadado com as inscrições foi repassado para as entidades Apae BHCorre pra Ver e Pernas de Aluguel BH.

“Estar aqui é muito importante, me motiva muito. Fico nas nuvens, é como se eu estivesse enxergando”, descreveu Zeli Ferreira Gomes, de 55 anos. Ela perdeu a visão aos 28 anos devido a complicações de diabetes. Integrando o grupo Corre pra Ver, já participou de quase dez corridas. 

Corrida e Caminhada da Assembleia 2025 - Cidadania em Movimento - parte 01
Zeli Ferreira já esteve em várias corridas: “Me motiva muito, é como se eu estivesse enxergando” Álbum de fotosFoto: Guilherme Dardanhan

Com o auxílio de um cordão, foi guiada pela voluntária Thaís Pinheiro. Motivada pelo desejo de se exercitar e fazer o bem, a corredora de 26 anos pesquisou sobre o projeto, foi aprovada na seleção, concluiu o treinamento e neste domingo, esteve ao lado de Zeli estreando na Corrida e Caminhada. “Está sendo uma troca de experiências até mesmo pela diferença de faixa etária”, avaliou.

Quando o filho Arthur começou a perder o movimento das pernas aos 10 anos e recebeu o diagnóstico de Distrofia Muscular de Duchenne (DMD), Vanessa Moreira trabalhava em um supermercado e, divorciada em seguida, viu-se diante de um grande desafio. Com a ajuda da mãe, voltou a estudar e concluiu duas graduações: Pedagogia e Educação Especial.

Hoje dá aula para três jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e celebra, diariamente, superações que ajuda a conquistar em casa e na escola. Na Corrida e Caminhada da Assembleia, integrou o grupo Pernas de Aluguel.

Corrida e Caminhada da Assembleia 2025 - Cidadania em Movimento - parte 01
Participante do Pernas de Aluguel, Vanessa trouxe o filho Arthur, que tem Distrofia Muscular de Duchenne Álbum de fotosFoto: Guilherme Dardanhan

“Está sendo muito satisfatório, o Arthur ama e se sente um corredor. Ele perdeu o movimento das pernas, mas não perdeu a força de viver”, contou, enquanto passava protetor solar no filho. Segundo Vanessa, essa foi a primeira vez que participaram de uma corrida na região de Belo Horizonte.

Vânia Ramos, de 65 anos, caminhou com a filha Danielle, de 46, usuária da Apae BH há mais de duas décadas. Diagnosticada com síndrome de Williams, ela pratica pilates e capoeira. Por isso, nem levantar cedo foi um desafio para Danielle. “Participem da próxima, é muito bom”, adiantou, convidando o público para a edição de 2026.

Corrida e Caminhada da Assembleia 2025 - Cidadania em Movimento - parte 02
No grupo da Apae, Danielle participou da caminhada ao lado da mãe Vânia Álbum de fotosFoto: Guilherme Bergamini

Embora a idade mínima para participar fosse 14 anos, Marina, aos dez meses, marcou presença junto com a mãe Camila Carvalho, que caminhou. O pai, Douglas Furtado, correu no trajeto de 5 km.

“Para mim, esta participação está marcando a retomada da atividade física, pois havia interrompido nos primeiros meses de maternidade”, relatou. Segundo ela, o percurso foi tão tranquilo que Marina até adormeceu no carrinho.

Atletas de quatro patas também tiveram espaço no evento. Mel, uma cachorra do tipo caramelo, caminhou ao lado dos tutores Cynthia e Gustavo França. Neste domingo, ela está completando 5 anos e demonstrou animação até mesmo para correr com o pessoal.

Presidente Tadeu Leite salienta projeto de inclusão

evento é ainda mais significativo porque coincide com a celebração do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e do Dia da Constituição Estadual de Minas Gerais, em alusão à promulgação, em 21 de setembro de 1989.

O presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite (MDB), destacou a importância da inclusão. 

Tadeu Leite
Dep. Tadeu LeitePresidente da ALMG

Primeiro da Assembleia a completar o 5 km da categoria masculina, o deputado Doorgal Andrada (PRD) fez sua estreia na Corrida e Caminhada da Assembleia. “É um evento maravilhoso. Parabenizo o presidente Tadeu Leite e a Assembleia como um todo. Nosso maior objetivo é entregar maior qualidade de vida para as pessoas, e, para mim, a parte mais importante foi a inclusão”, frisou.

Além dos dois parlamentares, participaram da Corrida e Caminhada da Assembleia as deputadas Ana Paula Siqueira (Rede) e Andréia de Jesus (PT) e os deputados Coronel Henrique (PL), Gustavo Valadares (PMN), Noraldino Júnior (PSB), Rafael Martins (PSD), Ricardo Campos (PT), Ulysses Gomes (PT) e Vitório Júnior (PP).

Corrida e Caminhada da Assembleia 2025 - Cidadania em Movimento - parte 03
O deputado Doorgal Andrada (de branco), um dos mais bem sucedidos na corrida, também destacou o caráter inclusivo do evento Álbum de fotosFoto: Alexandre Netto

Também prestigiaram o evento o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior; o procurador-geral de Justiça do Estado, Paulo de Tarso Morais Filho; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, Júlio César Lorens; a defensora pública-geral Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias; o secretário de Governo do Estado de Minas Gerais, Marcelo Aro; além dos deputados federais Weliton Prado (Solidariedade) e Pinheirinho (PP). Eles ajudaram na entrega dos troféus.

Na corrida de 5 km, teve bicampeonato

Além das provas, a iniciativa contou com estrutura de apoio aos participantes e suas famílias: espaço kids com brinquedos infláveis, espaço de descanso com sofás e cadeiras, serviço de massagem para recuperação pós-prova e totem fotográfico com fotos impressas na hora.

No Edjao, serviços de cidadania também foram oferecidos pela ALMG e instituições parceiras ao público presente – serviços da Justiça Eleitoral, orientações prestadas pelo Procon Assembleia e pela Defensoria Pública e informações institucionais da Assembleia.

Corrida e Caminhada da Assembleia 2025 - Cidadania em Movimento - parte 01
Guilherme Zica (centro) integra o Corre pra Ver e conquistou o bicampeonato, percorrendo 5 km em 17 minutos e 26 segundos Álbum de fotosFoto: Guilherme Dardanhan

Bicampeão na modalidade de 5 km, Guilherme Zica é maratonista há 14 anos e completou o trajeto em 17 minutos e 26 segundos. Ele também atua como guia voluntário e diretor financeiro do Corre pra Ver. “É muito gratificante se dedicar e perceber que está dando certo”, comemorou. Na sequência, estão os nomes de quem subiu ao pódio.

O pódio foi composto por:

Geral feminino – 5 km

1º lugar – Isabella Vidigal Duarte Paz

2º lugar – Roseli Rodrigues Brandão

3º lugar – Letícia Menicucci

Geral feminino – 10 km

1º lugar – Geni Pereira da Fonseca

2º lugar – Isabella Gonçalves Motta Breder

3º lugar – Rosane Coelho de Paula

Geral masculino – 5 km

1º lugar – Guilherme Amaral Zica

2º lugar – Victor Antônio Ottoni Gonçalves

3º lugar – Rogério de Oliveira Martins

Geral masculino – 10 km

1º lugar – Marcelo Rodrigues da Cruz

2º lugar – Leonardo Paz

3º lugar – Ernandes Antônio de Faria

Público interno da Assembleia (feminino) – 5 km

1º lugar – Tamires Alves Freitas

2º lugar – Camila Vasconcelos Alcantara de Lima

3º lugar – Juliana Drumond Baptista

Público interno da Assembleia (feminino) – 10 km

1º lugar – Paula Pastor Nogueira

2º lugar – Juliana Santos de Araújo

Público interno da Assembleia (masculino) – 5 km

1º lugar – Deputado Doorgal Andrada

2º lugar – Mateus Felipe de Melo Fernandes

3º lugar – Marcos Serra

Público interno da Assembleia (masculino) – 10 km

1º lugar – Wesley Pereira da Fonseca

2º lugar – Samuel Lima Xisto

3º lugar – Dhiego de Andrade Santos

Fonte: ALMG