Esporte

Crias da Toca antecipam classificação no Brasileirão Sub-20 após vitória sólida sobre o Fluminense

O Cruzeiro está classificado para a segunda fase do Campeonato Brasileiro Sub-20. Após vencer o Fluminense na noite desta terça (08), por 3 a 0, os Crias da Toca garantiram matematicamente a vaga nas quartas de finais, mesmo faltando dois jogos para o término da fase de grupos. A partida foi disputada no Castor Cifuentes, em Nova Lima-MG, e os gols foram marcados por Rayan, duas vezes, e Kaiquy Luiz.

Com o resultado, a Raposa embalou ainda mais na competição, vencendo a sexta partida consecutiva. O time comandado por Luciano Dias ocupa a terceira posição da tabela, somando 32 pontos, dez vitórias e um saldo positivo de 16 gols. O Fluminense, oitavo colocado, soma 23 pontos e não poderá alcançar os números Celestes. O nono colocado, Vasco, com um jogo a menos, a ser disputado nesta quarta, tem a mesma pontuação do rival carioca. Mas, mesmo se vencer, não desbanca o Cruzeiro no segundo critério de desempate: o número de vitórias.

Dessa forma, o time mineiro vai para o próximo compromisso, contra o São Paulo, com objetivo de somar o máximo de pontos possíveis para se manter nas primeiras colocações da tabela, chegando à fase seguinte com a vantagem de jogar em casa. A partida contra o time paulista será na quarta (16), às 15h, na Toca da Raposa 1. O confronto terá transmissão exclusiva da TV Cruzeiro.

Antes do embate pelo Brasileirão, no entanto, os Crias da Toca voltam suas atenções para o Campeonato Mineiro. Líder com folga do Grupo A, o Cruzeiro tem um clássico regional contra o América-MG, no sábado (12), às 10h, na Toca da Raposa 1.

A partida: Cruzeiro 3×0 Fluminense

Os Crias da Toca mataram o jogo logo nos primeiros 30 minutos. Mesmo no frio de 13 graus na noite em Nova Lima, Rayan colocou fogo no jogo com apenas 49 segundos de bola rolando. Após boa troca de passes no círculo central, André deu grande assistência para o camisa sete, que ganhou a disputa com o marcador, saiu frente a frente com o goleiro e o encobriu com categoria. 

O segundo gol saiu aos 7 minutos. O Cruzeiro trocava passes aparentemente inofensivos no setor defensivo, quando o zagueiro Bruno Alves surpreendeu o adversário com um lançamento longo para a ponta direita. A bola viajou todo o campo e encontrou os pés do artilheiro. Rayan dominou e avançou sozinho, batendo forte no canto, sem chances para o goleiro.

Mesmo na vantagem do placar, a Raposa seguiu pressionando a equipe visitante, até que voltou a furar a defesa, aos 27 minutos, em lance de bola parada. Kaique Kenji cobrou o escanteio com precisão milimétrica, o zagueiro Kaiquy Luiz se desvencilhou da marcação e testou no canto, dando números finais à partida ainda no primeiro tempo. 

Na etapa final, a Raposa controlou o jogo com sabedoria e garantiu os pontos importantes para firmar a classificação antecipada.

Ficha da partida

CONFRONTO: CRUZEIRO 3 x 0 Fluminense 

DATA: 0/07/2025

HORÁRIO: 21h 

MOTIVO: 17ª Rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20

LOCAL: Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima-MG

GOLS: Rayan (1’ 1T), Rayan (7’ 1T) e Kaiquy Luiz (27’ 1T)

CARTÕES AMARELOS: Kaique Kenji e Lucas Belluco (Cruzeiro) / Loiola e Juan Sebastian (Fluminense)

CARTÕES VERMELHOS: –

Escalação Cruzeiro: Otávio; Victor Jesus (Luís Felipy), Bruno Alves, Kaiquy Luiz e Kauã Prates; Murilo (Lucas Belluco), Alessandro (Filipe Melere) e Baptistella; Rayan (Pablo), Kaique Kenji e André (Felipe Morais). Treinador: Luciano Dias

Por Assessoria de Comunicação

Foto: Tiago Trindade/Onefoto