CENIBRA fortalece transformação social por meio da música com apoio ao projeto Musicaricando em Ipaba
Na manhã desta quinta-feira (31), o município de Ipaba celebrou a chegada de mais uma importante iniciativa cultural: o projeto Musicaricando – Orquestra do Futuro. Realizado pelo Instituto Ultra Jazz com patrocínio da CENIBRA via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), o projeto foi lançado com grande entusiasmo e participação de lideranças institucionais e comunitárias. O evento contou com a presença do Diretor-Executivo do Instituto CENIBRA, Edson Valgas; da Relações Públicas da empresa, Márcia Rocha; do Analista de Relações Institucionais, Laudenir Moura; além do presidente do Instituto Ultra Jazz, Samuel Bruno, e lideranças do Legislativo ipabense como Valtinho da Laza (presidente da Câmara) e Luiz Carlos (vice-presidente).
Durante o lançamento, Samuel Bruno compartilhou seu testemunho pessoal, emocionando os presentes ao contar como a música mudou sua trajetória de vida. “Na adolescência, entrei em um projeto de ensino musical. Aprendi a tocar, desenvolvi habilidades, ganhei confiança. A música despertou em mim o desejo de me profissionalizar. Tudo começou com acesso, com educação. A música mudou a minha vida, e pode mudar a de muitos outros também”, afirmou o músico.
Representando a Secretaria Municipal de Educação de Ipaba, a professora Dircene Antunes reforçou a importância da iniciativa. “Quando falamos de música, estamos falando de educação. E educação é formação integral do ser humano. Projetos como o Musicaricando desenvolvem a sensibilidade, a disciplina, a criatividade. São investimentos no futuro das nossas crianças e jovens. Agradeço, em nome do município, à Márcia e a toda equipe da CENIBRA pelo apoio fundamental.”
Em sua fala, o Diretor-Executivo do Instituto CENIBRA, Edson Valgas, destacou a responsabilidade social da empresa ao atuar em um território extenso e diverso. “Atuamos em 54 municípios, com 225 comunidades, sendo 60 tradicionais, entre quilombolas e indígenas. O Instituto CENIBRA entende que não há transformação sem parcerias sólidas e projetos consistentes. O que nos chamou atenção neste projeto foi sua intencionalidade. O Musicaricando não leva apenas música, leva autoestima, pertencimento e inclusão”, destacou Valgas.
A CENIBRA, por meio do seu instituto, vem fortalecendo seu compromisso com o desenvolvimento humano e cultural das regiões onde atua. O apoio ao projeto Musicaricando reforça o lema do Instituto: “Somando Esforços para Transformar”, e mostra que a empresa aposta em iniciativas que ultrapassam os limites da assistência pontual, buscando verdadeiras mudanças estruturais nas comunidades.
O projeto Musicaricando é mais do que uma ação cultural. Ele representa uma aposta no potencial transformador da arte e da educação para construir uma sociedade mais justa, sensível e inclusiva. Que Ipaba seja apenas o início de uma grande sinfonia de transformação em toda a região do Vale do Aço.