Cidades

Projeto Menina com Brilho nos Olhos celebra 28 anos

Na última sexta o Projeto “Menina com Brilho nos Olhos” celebrou seus 28 anos de criação. A festa no Ginásio Salim Thebit da Sociedade Recreativa Filadélfia contou com a participação de gestores parceiros, voluntários, atletas, profissionais e familiares.

Para a reitora da Univale, professora Lissandra Lopes Coelho Rocha, a celebração é um momento de referência. “Ao longo de todos estes anos, o projeto Menina com Brilho nos Olhos tem sido muito mais que uma iniciativa esportiva, tem se tornado um verdadeiro símbolo de transformação social, onde o futsal é apenas um ponto de partida. Por trás de cada nome em quadra há histórias de superação e coragem de meninas que ousaram sonhar alto e que encontraram aqui os caminhos possíveis para alcançar o impossível. É por isso que esta noite não é apenas comemorativa, mas um momento de referência a todos os envolvidos”, destacou.

Segundo o diretor municipal de Esportes e Lazer, Anselmo Nunes do Nascimento, o projeto mostra o poder de transformação do esporte. “Com 28 anos de história, o projeto Menina com Brilho nos Olhos já formou várias meninas no ensino superior em parceria com a Univale, mostrando que o futsal feminino é também um caminho de educação, oportunidades e transformação de vidas”, afirmou.

O presidente da Sociedade Recreativa Filadélfia, Euler Eller Marra, destacou a transformação social realizada pelo projeto na vida das atletas. “No Projeto Meninas com Brilho nos Olhos” o esporte é apenas um meio para ampliar o acesso dessas meninas a um mundo repleto de oportunidades, crescimento, disciplina e conhecimento e ainda obterem bolsas de estudo numa faculdade de renome com a nossa UNIVALE, parceira nesse projeto. Temos orgulho de estampar o escudo da Sociedade Recreativa FILADÉLFIA nesta equipe de vencedoras e assim estamos também cumprindo nosso papel Estatutário de apoiar questões sociais que tragam melhoria para a nossa comunidade. No Filadélfia essas atletas tem toda a estrutura esportiva e de lazer a sua disposição. Como presidente do Filadélfia fico orgulhoso demais de contribuir e apoiar esse projeto tão vitorioso”, enfatizou.

A professora de Educação Física, Elgita Cezário de Lima, comentou que os quase 15 anos no projeto proporcionaram muitas mudanças. “Amadureci muito! Aprendi a valorizar e a agradecer por tudo que passamos no futsal e na vida em geral. Construí muitas amizades maravilhosas, colecionei muitos momentos de aprendizado, lutas e felicidades. Só gratidão eu tenho por esse projeto maravilhoso! Hoje tenho uma profissão graças ao futsal e ao Guilherme Frossard que insistiu para que eu entrasse na Universidade. Sou muito grata a ele e aos parceiros que nos apoiaram sempre, todas as pessoas envolvidas no projeto. Sou imensamente grata a todos!”, agradeceu.

O Projeto

Criado em 1997, o “Projeto Menina com Brilho nos Olhos”, trabalha, por meio do futsal, a formação esportiva de garotas a partir de seis anos. Além disso, quando as atletas terminam o segundo grau, se forem aprovadas pela comissão técnica, ganham bolsa integral na Univale.

Pelo projeto já passaram mais de seis mil meninas, entre equipes, núcleos e escolinhas. Vários talentos foram revelados, em torno de 76 meninas conquistaram o diploma e este ano tem seis estudando na Univale. O treinamento das 150 alunas do projeto é realizado na Escola Estadual Nelson de Sena e na Praça de Esportes. A iniciativa é da Associação Esportiva Figueira, em parceria com a Prefeitura, Escola Estadual Professor Nelson de Sena, Univale e Sociedade Recreativa Filadélfia.

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social

Fonte: PMGV