Secretária de Estado de Cultura e Turismo visita Timóteo e agenda inclui Forno Hoffmann e projetos culturais
A Secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Bárbara Botega, esteve em Timóteo nesta quarta-feira de cinzas acompanhada de seu chefe de gabinete, Pedro Henrique, para cumprir agenda ao lado da vereadora Renara.
A primeira visita foi ao projeto Mais Músicas, que funciona na Igreja Batista Novo Horizonte. O projeto atende cerca de 60 crianças, oferecendo aulas de flauta doce e promovendo inclusão social por meio da música.
Na sequência, a comitiva esteve no Forno Hoffmann, um dos patrimônios históricos do município, e também no Galpão das Artes, da artista Ângela Ataíde, espaços que representam a identidade cultural da cidade.
Durante a visita ao Forno Hoffmann, a vereadora Renara destacou a importância da revitalização do espaço: “É um anseio da comunidade de Timóteo ver o Forno Hoffmann restaurado e transformado em um verdadeiro bem cultural para a cidade.”
A secretária Bárbara Botega ressaltou que a pauta é legítima e que já existem diálogos em andamento: “Fiquei muito feliz em estar aqui hoje, a convite da vereadora Renara, e agradeço pela oportunidade de conhecer de perto essa realidade. Inclusive, já havia iniciado conversas com a equipe da Prefeitura sobre o tema. É possível perceber que essa é uma demanda legítima da comunidade como um todo.”
Bárbara destacou ainda que este é um momento oportuno para unir esforços em busca de uma solução viável e sustentável. “Este é um momento oportuno para unirmos forças, refletirmos e buscarmos a melhor solução, de forma descomplicada e com menos burocracia, mas sem perder a essência e a dimensão histórica que o Forno Hoffmann representa não apenas para Timóteo, mas para Minas Gerais e para a história da siderurgia brasileira.”
Segundo a secretária, o desafio é encontrar um modelo estruturado que garanta sustentabilidade ao longo dos anos, aproveitando experiências já aplicadas pelo Governo do Estado que possam ser adaptadas à realidade municipal, sempre com participação da comunidade.
A revitalização do Forno Hoffmann é uma pauta antiga e recorrente em Timóteo, reforçando a importância do patrimônio para a memória, identidade e desenvolvimento cultural da cidade.

