Cidades

Mesquita participa de encontro em prol da alfabetização e do letramento

Na última terça-feira (16), Mesquita esteve representada no Encontro On-line do projeto “O Sujeito e seu Lugar no Mundo”, promovido pelo Programa de Extensão ProEduVales e pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). A reunião virtual reuniu articuladores, professores cursistas, representantes municipais e pedagogos dos municípios de Mesquita, Belo Oriente e Gonzaga.

O encontro foi realizado de forma on-line, com mediação da professora Sarah e apoio técnico de Jakenice, e teve como objetivo fortalecer as práticas pedagógicas desenvolvidas nas sequências didáticas voltadas para a alfabetização e o letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O momento foi marcado por trocas de experiências, reflexões e o alinhamento de estratégias aplicadas em sala de aula com o apoio da universidade.

A secretária municipal de Educação de Mesquita, Profª. Dra. Socorro Lima Costa, destacou a importância da iniciativa. “O ProEduVales é um programa de formação dos profissionais da educação dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri, Norte, Nordeste de Minas, Alto Rio Pardo e Rio Doce. Atua em regime de colaboração com os diferentes entes federados municípios, estados e governo federal –, visando à melhoria dos indicadores educacionais e ao desenvolvimento dos territórios, fortalecendo as políticas públicas de educação”, explicou.

A secretária ainda ressaltou. “Os arranjos de desenvolvimento educacional entre os municípios do Vale do Rio Doce fortalecem o regime de colaboração e impulsionam ações mais efetivas para a qualidade da educação. Esse projeto é um exemplo claro de como o trabalho conjunto gera resultados positivos.”

Em Mesquita, a parceria com o ProEduVales já tem reflexos positivos, como o desenvolvimento de sequencias didáticas desenvolvidas pelas professoras do 3o, 4o e 5o anos com temáticas como cultura , educação patrimonial, cultura material e imaterial, cuidados com os animais e contação de histórias articuladas com estas sequências didáticas.

A educação de qualidade começa com a troca de saberes, e Mesquita segue firme no compromisso com a formação das novas gerações!