Diante de mais de 50 mil no Mineirão, Cruzeiro goleia Juventude e alcança 10 jogos invicto no Brasileirão
O Cruzeiro entrou em campo, na tarde deste domingo, e superou com louvor mais um desafio no Campeonato Brasileiro 2025. Perante mais de 50 mil cruzeirenses no Mineirão, o Cabuloso goleou o Juventude por 4 a 0, ampliando o maravilhoso momento que vivencia nesta temporada. Com gols de Christian, Gabi (duas vezes) e Eduardo, o time celeste garantiu a alegria da Nação Azul e mostrou que brigará por grandes feitos no decorrer do ano.
A vitória sobre a equipe gaúcha proporcionou uma marca imponente: dez jogos consecutivos sem derrota no Brasileirão. A excelente sequência iniciou-se na 6ª rodada, quando o Cruzeiro derrotou o Vasco por 1 a 0 em Uberlândia.
A partida contra o Juventude começou com o adversário bem fechado, tentando dificultar ao máximo a articulação ofensiva celeste. Pelo lado do Cruzeiro, os atletas procuravam adaptar-se a uma formação diferente das partidas anteriores. A primeira boa chance aconteceu aos 16 minutos, quando Marquinhos cobrou falta de longe e o goleiro do Juventude encaixou.
O time da Serra Gaúcha respondeu aos 24 minutos, quando conseguiu um cabeceio perigoso após cobrança de falta pelo lado direito. Nos minutos seguintes, o Cruzeiro passou a pressionar mais, mas conseguiu as melhores situações em jogadas de bola aérea.
Contudo, aos 38 minutos, o time celeste conseguiu transpor a retaguarda do Juventude. Eduardo recebeu passe na intermediária e conduziu, passando em seguida para Marquinhos. O camisa 7, posicionado no lado esquerdo da grande área, fez o cruzamento rasteiro, Kaio Jorge tentou a finalização rápida e emendou uma bicicleta. Mas a bola foi na direção de Christian, que demonstrou ótimo faro oportunista e, sem demora, chutou para o fundo do gol. Cruzeirão na frente!!!
Aos 42 minutos, quase o segundo. William fez ótima jogada pela ponta direita, desvencilhou-se da marcação e deu passe para a área buscando Gabi. O camisa 9 chutou forte de primeira e viu a bola passar perto do gol. Nos acréscimos da etapa inicial, foi a vez de Kaio Jorge experimentar. O KJ recebeu passe na ponta esquerda, foi costurando para o meio e soltou uma bomba com o pé direito, obrigando o goleiro Gustavo a fazer uma belíssima defesa. Com isso, o primeiro tempo encerrou-se com o placar parcial de 1 a 0.
Na segunda etapa, o Juventude até ensaiou uma reação, mas, assim como nas últimas partidas, o Cruzeiro foi letal. Aos 5 minutos, Kaio Jorge recebeu lançamento longo da defesa, ganhou no corpo sobre o marcador, disparou em velocidade, invadiu a área e tocou para Gabi anotar seu primeiro gol no jogo! 2 a 0 para o Cruzeiro em um contra-ataque fatal!
Aos 13 minutos, após cobrança de lateral, Kaio Jorge ia ganhando de novo no corpo sobre o marcador, mas foi derrubado pelo lado direito da grande área. O árbitro inicialmente não marcou penalidade, mas foi acionado pelo VAR e, ao revisar o lance, apontou para a marca da cal. Pênalti para o Cruzeiro! Gabi foi para a cobrança, aos 17, e estufou novamente as redes do Juventude. 3 a 0!!!
Apesar do belo placar já construído, o Cruzeiro manteve o domínio da partida até o fim. Mas cabia mais. Aos 46 minutos, em cobrança de escanteio ensaiada, a bola foi erguida na área, Bolasie ganhou de todos pelo alto e cabeceou tocando para Eduardo, que por sua vez cabeceou para o gol. A bola caprichosamente tocou na trave e morreu nas redes. Goleada sacramentada!
Com o excelente triunfo no confronto válido pela 15ª rodada, o Cruzeiro chega a 33 pontos e lidera de forma isolada o Campeonato Brasileiro. Agora, o Cabuloso se prepara para um compromisso fora de casa. Nesta quarta-feira, às 19h30, a equipe comandada pelo técnico Leonardo Jardim enfrentará o Corinthians na Neo Química Arena, em São Paulo.
FICHA DA PARTIDA: CRUZEIRO 4×0 Juventude
MOTIVO: Campeonato Brasileiro – 15ª rodada
DATA: 20/07/2025
LOCAL: Mineirão, em Belo Horizonte
ÁRBITRO: Lucas Casagrande (CBF/PR).
ASSISTENTES: Bruno Boschilia (CBF/PR) e Andrey Luiz de Freitas (CBF/PR).
ÁRBITRO DE VÍDEO: Wagner Reway (CBF/SC).
GOLS: Christian, aos 38min do 1ºT, Gabi, aos 5min e aos 17min do 2ºT, e Eduardo, aos 46min do 2ºT (Cruzeiro).
ASSISTÊNCIAS – CRUZEIRO: Kaio Jorge, aos 38min do 1ºT e aos 5min do 2ºT, e Bolasie, aos 46min do 2ºT.
CARTÕES AMARELOS: Bolasie (Cruzeiro) / Marcos Paulo e Caíque (Juventude).
CRUZEIRO
Léo Aragão; William, Fabrício Bruno, Lucas Villalba e Kaiki; Lucas Romero (Lucas Silva (Walace)), Eduardo e Christian (Wanderson); Marquinhos, Gabi (Bolasie) e Kaio Jorge (Matheus Pereira).
Técnico: Leonardo Jardim
JUVENTUDE
Gustavo; Reginaldo, Wilker Ángel, Marcos Paulo (Abner) e Marcelo Hermes; Caíque, Hudson (Batalla), Jadson e Luis Mandaca (Alan Ruschel); Gabriel Taliari (Matheus Babi) e Gilberto (Gabriel Veron).
Técnico: Cláudio Tencati
————————
Por Assessoria de Comunicação
Foto: Gustavo Aleixo / Cruzeiro