Prefeitura de Mesquita investe em qualificação para atendimento pré-hospitalar ao traumatizado
O município de Mesquita deu início, nesta semana, à primeira etapa do curso PHTLS (Prehospital Trauma Life Support), uma das principais formações do mundo em atendimento pré-hospitalar ao traumatizado. Reconhecido internacionalmente, o programa busca capacitar profissionais para oferecer um atendimento mais ágil, seguro e eficaz às vítimas de trauma.
Esta primeira etapa foi marcado por intensa prática e troca de experiências, conduzidas por Makestener Agostini, enfermeiro emergencista sênior com experiência em APH, SAMU, UTI e gestão de equipes multidisciplinares, e por Wanderson Almeida de Oliveira, especialista em saúde da família, com residência em enfermagem em cardiologia e idealizador do projeto Mãos.com, responsável pela condução do treinamento.
A formação terá continuidade nos dias 09 e 10 de setembro, no mesmo local e horário, consolidando um ciclo completo de aprendizado teórico e prático para todos os participantes.
A abertura contou com a presença do prefeito Ilton Torres e do vice-prefeito Joaquim, que destacaram a relevância da formação para a saúde pública. O vice-prefeito ressaltou sua satisfação com a realização do curso no município. “Todos que trabalham comigo sabem a vontade que sempre tive de que este treinamento acontecesse em Mesquita. Um atendimento básico bem feito evita que chegue ao atendimento avançado”, comemorou.
Já o prefeito Ilton reforçou a importância da qualificação dos profissionais. “Quando a equipe da saúde apresentou a proposta de realizar este curso eu aprovei no mesmo instante, pois profissionais bem qualificados salvam vidas. Desejo a todos um ótimo curso e que possamos absorver o máximo de informações e conhecimento neste treinamento”, incentivou.
É importante destacar que a capacitação será realizada em duas turmas: a primeira etapa aconteceu nesta semana e a conclusão está prevista para os dias 09 e 10 de setembro. Assim, vamos garantir que todos os participantes possam vivenciar a prática, adquirir conhecimento e fortalecer ainda mais a qualidade da nossa rede de saúde”, explicou Luciana Vieira Coordenadora da Atenção Básica.
Conteúdo e objetivo da capacitação
O curso PHTLS é direcionado a profissionais da saúde que atuam no atendimento de urgência e emergência — médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, bombeiros e socorristas. Ele oferece uma imersão em técnicas de avaliação rápida, tratamento imediato de lesões com risco de vida e redução de atrasos no transporte ao hospital.
Além disso, inclui módulos sobre Suporte Básico de Vida (SBV), fundamentais para aumentar as chances de sobrevivência em casos de parada cardiorrespiratória e capacitar profissionais a agir em situações emergenciais, trazendo mais segurança para a comunidade.
