Pedagogia e Direito serão os primeiros cursos ofertados pela UFOP
Equipe da Universidade Federal de Ouro Preto esteve em Ipatinga para alinhar detalhes da implantação do campus, que segue conforme planejado
A equipe envolvida no processo de implantação da UFOP na cidade esteve na última sexta-feira (29/8) em Ipatinga. Na oportunidade, o reitor da universidade, Luciano Campos, visitou novamente o espaço da Suplan, cedido pela Prefeitura de Ipatinga para abrigar o campus. A visita da manhã foi acompanhada pela secretária de Assuntos Institucionais, Patrícia Avelar, e do secretário de Administração, Leonardo Oliveira. Após a inspeção técnica, a equipe participou de uma reunião de alinhamento à tarde com o chefe do Executivo.
Participaram também desse encontro os profissionais da UFOP: Cláudio Eduardo Lana, prefeito universitário; Edmundo Dantas Gonçalves, vice-prefeito universitário; Rondon Marques Rosa, chefe de gabinete; e Paganini Barcellos, presidente da Comissão de Implantação do campus Ipatinga.
O principal objetivo do encontro foi alinhar detalhes para consolidar o início das aulas no próximo semestre. A expectativa é que em abril de 2026 as aulas comecem. “Em abril, muito provavelmente, estaremos já recebendo estudantes aqui em Ipatinga nos cursos de Direito e Pedagogia. Todo o processo que precisa ser feito na universidade está sendo realizado e já está 80% concluído”, declarou Luciano Campos.
Sobre o impacto da implantação do campus na cidade, o chefe do Executivo ressaltou: “Receber a UFOP em Ipatinga é um momento histórico para nossa cidade. O campus vai oferecer cursos de qualidade, abrir oportunidades de formação e fortalecer ainda mais a educação e a pesquisa em nossa região. Estamos muito felizes em colaborar para que tudo aconteça dentro do cronograma previsto. Nosso trabalho tem sido de muita dedicação para que tudo possa dar certo. Esses encontros são fundamentais e, para além deles, o contato tem sido frequente para atender ao que tem sido solicitado pela universidade. A UFOP já não é mais um sonho, é realidade, e abril já é logo ali.”
A desmobilização da Suplan segue em ritmo acelerado. Os profissionais da UFOP indicam quais espaços são prioritários. Embora as obras do campus comecem apenas no próximo ano, algumas áreas já precisam ser desocupadas, e a Prefeitura tem realizado todo o processo dentro do prazo, garantindo que o início das aulas ocorra de forma organizada em outro espaço provisório até a construção do campus.
Cursos
A expectativa é ofertar até seis cursos. Em 2025, os primeiros cursos a serem iniciados serão Pedagogia e Direito, e futuramente também Medicina, Psicologia, Enfermagem e Fonoaudiologia. As vagas serão disponibilizadas pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), processo nacional de ingresso em cursos de graduação.
Mestrado
Junto com a Escola do Judiciário, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), a UFOP está enviando à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) um projeto para concorrer a um edital de um Minter, que é um mestrado interinstitucional entre a UFOP e a Escola do Judiciário.
O reitor explicou que, nos próximos dias, Ipatinga deve receber representantes da Escola do Judiciário, com a proposta de já indicar a cidade como um dos locais de oferta deste curso de mestrado, voltado a juízes, desembargadores e demais servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
Relação com a cidade
Luciano Campos ressaltou a conexão histórica da UFOP com Ipatinga. “A universidade é centenária, formada por duas instituições do século XIX: a Escola de Farmácia, de 1839, e a Escola de Minas, de 1876. Quando foi construída a Usiminas, os engenheiros responsáveis vieram da nossa Escola de Minas. É o que chamamos de história dos ‘Sete Samurais’. Portanto, esta implantação é, de certa forma, um retorno da UFOP à cidade de Ipatinga.”
por SECOM/PMI
Fonte: PMI