Cidades

Instituto Timoteense fortalece atendimento à pessoa idosa

Parceria com Ministério AVIVAR amplia atuação na cidade


A expectativa de vida da população brasileira tem evoluído notadamente. Pesquisas mais recentes demonstram para a percepção de uma sociedade brasileira que tem vivido mais que as gerações anteriores e com uma expectativa de vida, cada vez maior. Atualmente o IBGE estima-se a expectativa de vida atual do brasileiro é de 76,4 anos, enquanto em 2020 esse mesmo indicador era de 71,1 anos. As mulheres têm uma expectativa maior do que a dos homens, com elas acima da média geral, indicador igual a 79,7 anos e, eles, com indicador igual a 73,1 anos.

Tão importante quanto viver mais é viver bem, com melhor qualidade de vida. A prática regular de atividades física é considerada imprescindível para uma vida longeva e saudável. Preconizada por todos os profissionais do campo da saúde, as atividades físicas regulares, dentre outros benefícios podem auxiliar na redução de riscos de crônicas, como diabetes, câncer e doenças cardíacas. A regularidade da prática ainda pode contribuir para melhoria da saúde mental, reduzindo o risco de depressão e ansiedade.

O instituto Brasil Igualdade Social, mais conhecido como IBIS em parceria com o Ministério AVIVAR de Timóteo tem desenvolvido o projeto LONGEVIDADE E QUALIDADE DE VIDA. As duas organizações com a realização do projeto visam contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população idosa de Timóteo. A iniciativa do IBIS com apoio do AVIVAR tem como público beneficiário, pessoas de ambos os sexos, com domicílio em Timóteo e com idade acima dos 50 anos. São oferecidas práticas regulares gratuitas de atividades físicas destinadas ao bem-estar físico, mental e social da pessoa idosa. O projeto funciona às 3ª e 5ª feiras, às 08h, no salão Ministério AVIVAR, Avenida Jorge Dias Duarte, Bairro Santa Cecilia.

Para o Coordenador do projeto e Consultor Junior do Instituto, Professor Everton Lima, parcerias como a do IBIS e o Ministério AVIVAR e o projeto LONGEVIDADE E QUALIDADE DE VIDA são importantes no sentido de que entidades locais possam exercer um papel auxiliar ao poder público para desenvolvimento de políticas públicas que não apenas contribuam para e melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa, mas também lhes assegure a garantia de seus direitos sociais constitucionais e do Estatuto do Idoso.