MPMG visita fundações em Contagem para fiscalizar e orientar sobre gestão e transparência
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da 15ª Promotoria de Justiça de Contagem, realizou, na tarde desta terça-feira, 23 de setembro, fiscalização de rotina na Fundação Toshiminas e na Fundação Centro das Indústrias das Cidades Industriais de Minas Gerais de Apoio à Educação, Cultura e Meio Ambiente (Funcici), ambas em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
As visitas foram feitas pelo promotor de Justiça Alex Soares Nacif e por servidores do MPMG e tiveram também como finalidade realizar um diagnóstico dessas entidades, de forma a auxiliá-las a alcançar a missão pública para a qual foram criadas.
A Fundação Toshiminas tem como objetivo realizar ações sociais, econômicas, culturais e esportivas, promovendo o bem-estar dos colaboradores e da sociedade em geral. Sua atuação ocorre por meio de projetos sociais que oferecem suporte e garantem direitos a pessoas em situação de vulnerabilidade.
A presidente da entidade, Daisa de Souza, destacou a importância da visita do MPMG. “Acho que essa visita do Ministério do Público às fundações tem grande valia. Além de estreitar as parcerias, conseguimos entender melhor e ser mais assertivos nas diretrizes que o MP pede, para atender de maneira mais satisfatória”, apontou.

De acordo com o promotor de Justiça Alex Soares Nacif, o MP tem buscado uma aproximação com essas instituições para, além de fiscalizar, “oferecer ajuda para que não haja o deterioramento delas, mostrando caminhos possíveis para uma melhor gestão financeira e econômica”.

Ainda segundo o promotor, a prestação de contas, que é uma atividade mais rotineira do Ministério Público na atribuição de velamento das fundações, serve para verificar se as entidades estão funcionando regularmente e possuem mecanismos para atingir a sua finalidade. “O objetivo do Ministério Público é acompanhar essas fundações e auxiliá-las no que for preciso, de modo a potencializar a atividade-fim, voltada ao interesse público”, pontuou.
A Funcici, que também recebeu a visita da equipe do MPMG, atua na promoção da educação profissional, da cultura e da responsabilidade ambiental. Tem como propósitos ampliar oportunidades para jovens e adultos, oferecer consultorias a empresas e contribuir para uma sociedade mais justa, qualificada e sustentável.

Para o presidente da instituição, Carlos Alberto Delfino, a visita representa um passo importante para fortalecer a transparência e o diálogo. “Essa é a primeira vez do MP aqui, e isso é muito importante. A transparência é essencial. Se houver algo a corrigir, precisa ser corrigido”, destacou.

Ministério Público de Minas Gerais
Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br
Fonte: MPMG


 
							 
							