Ipatinga reforça rede pública de saúde com novo tomógrafo no Hospital Municipal
A Prefeitura de Ipatinga deu um passo importante para ampliar a capacidade de diagnósticos na rede pública. Foi instalado no Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM) um novo tomógrafo computadorizado, adquirido com investimento de R$ 2,1 milhões.
Com a entrada em funcionamento do equipamento, a estimativa é de 700 exames mensais, o que permitirá reduzir gradativamente a fila de espera para diagnósticos por imagem. Serão atendidas tanto as demandas reprimidas de exames eletivos, quanto os casos de urgência do Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM) e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Para o secretário de Saúde, Walisson Medeiros, a conquista representa um marco para a saúde pública do município. “Esse equipamento é fundamental para oferecer diagnósticos mais ágeis e seguros, garantindo que nossa população tenha acesso a exames modernos sem precisar se deslocar para outros centros. Estamos fortalecendo a rede do SUS em Ipatinga e melhorando de forma concreta a assistência à saúde”, ressaltou.
O serviço será exclusivo para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), contemplando os atendimentos de urgência do município e exames agendados pelo Departamento de Regulação. O novo tomógrafo substitui um aparelho de 6 canais, em funcionamento há 14 anos. O modelo atual possui 16 canais, o que garante exames mais rápidos, imagens de maior qualidade e diagnósticos mais precisos, além de reduzir a dose relativa de radiação.
Com a modernização, Ipatinga reafirma o compromisso de fortalecer a rede pública de saúde e assegurar à população acesso a serviços mais ágeis e eficientes.
por SECOM/PMI
Fonte: PMI