Cidades

Marliéria tem representante escolhido para a Conferência Nacional de Assistência Social

O município de Marliéria marcou presença na 16ª Conferência Estadual de Assistência Social de Minas Gerais, realizada em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O evento reuniu delegações de todo o estado para debater os avanços e os desafios da política de assistência social no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Durante a conferência, o representante de Marliéria, Adeyr Rodrigues, foi escolhido como um dos delegados que representarão Minas Gerais na 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, que acontecerá entre os dias 6 e 9 de dezembro de 2025, em Brasília, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

O secretário municipal de Assistência Social, Adeyr Rodrigues, destacou a importância da participação do município nesse processo democrático de construção de políticas públicas. “A presença de Marliéria em uma conferência estadual é uma oportunidade única para fortalecer o SUAS municipal, ampliar o diálogo com outras cidades mineiras e compartilhar experiências. É também um espaço para dar visibilidade às demandas das cidades menores, que muitas vezes ficam em segundo plano nos grandes debates”, ressaltou.

As propostas elaboradas na etapa municipal e apresentadas na conferência estadual reforçam os desafios enfrentados pelas cidades de pequeno porte e destacam a necessidade do fortalecimento da gestão e das equipes de trabalho da assistência social, da garantia de financiamento público contínuo e suficiente para assegurar a manutenção e a qualidade dos serviços prestados e do aprimoramento da rede de proteção social, ampliando a cobertura e a eficácia do atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade. No âmbito da União, Marliéria defendeu ainda a aprovação imediata da PEC 383, que garante recursos mínimos para o financiamento do SUAS.

A 14ª Conferência Nacional de Assistência Social terá como tema “20 anos do SUAS: proteção social, participação e resistência” e será um espaço de consolidação dos avanços conquistados, além de apontar novos caminhos para enfrentar os desafios da política de assistência social no Brasil. Com a escolha de Adeyr Rodrigues como delegado nacional, Marliéria amplia sua representatividade e se posiciona de forma ativa na construção das políticas públicas de assistência social no país.