CidadesMinas Gerais

Conferência Intermunicipal de Desenvolvimento Rural reúne quatro municípios em Mesquita e reforça a força da agricultura familiar

Nesta quinta-feira (16/10), a Fazenda Lydia Rocha, em Mesquita, foi palco da 1ª Conferência Intermunicipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, um evento que marcou a união de esforços entre os municípios de Braúnas, Joanésia, Mesquita e Santana do Paraíso em prol do fortalecimento da agricultura familiar e do desenvolvimento sustentável no Vale do Aço.

Com o tema “Uma agenda política de transformação agroecológica para o Brasil Rural”, a conferência teve como objetivo promover o diálogo e a construção de políticas públicas voltadas à valorização do trabalhador rural, à sustentabilidade e à economia solidária.

O encontro contou com a presença de diversas autoridades municipais, estaduais e federais, entre elas o superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário em Minas Gerais, Antônio Augusto Garcia Veríssimo, o prefeito de Mesquita, Ilton Torres, o prefeito de Braúnas, Weyne Virgílio de Carvalho, o deputado federal Leonardo Monteiro, o vice-prefeito de Santana do Paraíso,  José Júrcio (Oliveirinha)  , presidentes de câmaras municipais, representantes da EMATER, lideranças religiosas e comunitárias.

Durante a solenidade de abertura, foi prestada uma homenagem póstuma à servidora Adelise Horta Pereira, da Prefeitura de Braúnas, que integrou a equipe de organização do evento e foi lembrada com um minuto de silêncio em reconhecimento à sua dedicação e contribuição ao serviço público.

Em seu discurso, o prefeito de Mesquita, Ilton Torres, destacou a importância da agricultura familiar como base do desenvolvimento local e regional. “Hoje é o manifesto atual e futuro do trabalhador rural, da agricultura familiar e da agricultura de subsistência. Nós, enquanto gestores públicos, precisamos apoiar a causa do homem do campo, porque é de lá que vem a base do desenvolvimento das nossas cidades.”

O superintendente do MDA em Minas Gerais, Antônio Augusto Garcia Veríssimo, reforçou que o fortalecimento do campo vai além da produção agrícola e tem papel estratégico para o turismo e a economia regional. “O desenvolvimento rural está diretamente ligado também ao desenvolvimento turístico. E é isso que a nossa conferência precisa debater — tanto que esse é um dos eixos temáticos do nosso encontro. Toda dificuldade que vocês enfrentam na produção e na terra deve ser debatida nesta conferência. É assim que transformamos a realidade do campo, com organização, escuta e ação conjunta”.

Já o deputado federal Leonardo Monteiro, membro da Frente Parlamentar de Agroecologia, falou sobre a importância de resgatar práticas sustentáveis com o uso da tecnologia moderna. “A ideia é resgatar o valor da produção tradicional, com respeito à terra, à natureza e ao saber do agricultor, mas integrando novas técnicas e inovação, para gerar mais renda e qualidade de vida para quem vive no campo”.

O evento foi um marco para o fortalecimento da pauta rural na região, unindo gestores, agricultores e instituições parceiras na construção de um futuro mais sustentável e justo para as famílias do campo.